Vereador Marcinho de Sinhô solicita espaço do antigo matadouro para ser usado pelos recicladores que atuam no lixão.

A ideia é dispor de um local que possa facilitar e dá dignidade aos trabalhadores e melhorar a renda dos mesmos, além de beneficiar a preservação do meio ambiente.

Os catadores de matérias reutilizáveis e recicláveis desempenham papel fundamental na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com destaque para a gestão integrada dos resíduos sólidos. De modo geral, atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem.

Sua atuação, em muitos casos realizada sob condições precárias de trabalho, se dá individualmente, de forma autônoma e dispersa nas ruas e em lixões, como também, coletivamente, por meio da organização produtiva em cooperativas e associações.

A atuação dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, cuja atividade profissional é reconhecida pelo Ministérios do Trabalho e Emprego desde 2002, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), contribui para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a diminuição da demanda por recursos naturais, na medida em que abastece as indústrias recicladoras para reinserção dos resíduos em suas ou em outras cadeias produtivas, em substituição ao uso de matérias-primas virgem.

A PNRS atribui destaque à importância dos catadores na gestão integrada dos resíduos sólidos, estabelecendo como alguns de seus princípios o “reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania” e a “responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos”.

Diante desta vertente é que o Vereador Marcinho de Sinhôr busca de várias formas ajudar essa classe tão importante e pouco reconhecida.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 04/06/2019 - 10:14:16 por: Elton Abreu Araujo Sampaio - Alterado em: 04/06/2019 - 10:14:16 por: Elton Abreu Araujo Sampaio