100%

Câmara de Vereadores concede MOÇÃO DE APLAUSOS ao Soldado PM VILSON

Na manhã desta setxa-feira, 15 de junho de 2018, na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Serrolândia, foi apresentada pela Vereadora Graça, a Moção de Aplausos ao Soldado PM Vilson Ramos dos Santos Nogueira, a qual foi aprovada por todos os Vereadores presentes. Nos pronunciamentos dos Edis, os Vereadores fizeram questão que a homenagem seja estendida de forma simbólica aos demais PMs que compõem a segurança de Serrolândia. Por sua vez, Vilson usou a Tribuna para fazer agradecimentos pelo reconhecimento e principalmente ressaltar a importância do programa Proerd para as comunidades.

TEOR DA MOÇÃO

A Vereadora Maria das Graças Sousa Oliveira, com amparo na Lei Orgânica e no Regimento Interno desta Casa de Leis, ouvido o Plenário, apresenta MOÇÃO DE APLAUSOS, a ser encaminhado ao Soldado PM Vilson Ramos dos Santos Nogueira, pelos relevantes serviços prestados como instrutor do Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência nas escolas públicas de nossa cidade.
 
          O Soldado PM Vilson Ramos dos Santos Nogueira, nasceu em Itabuna-BA. É filho de Vilma Ramos dos Santos  Nogueira e José Carlos Nogueira.
 
          O homenageado, no ano 2000, aos 17 anos, passou no concurso da Marinha do Brasil, permanecendo na instituição aproximadamente por 10 anos. Na Marinha, o Soldado Vilson trabalhou 4 anos no submarino Timbira e 3 anos no navio patrulha Gravataí e outras organizações militares.
 
        No decorrer da sua trajetória profissional, concluiu com aproveitamento os seguintes cursos nas Forças Armadas: Curso Profissionalizante de Eletricista Naval, Curso de Natação de Resgate em Alto Mar, Fiel de Controle de Avarias Naval, Curso de Combate a Incêndio, entre outros.
 
        No ano de 2009, o homenageado foi aprovado no concurso para Soldado da Polícia Militar da Bahia, sendo formado no Batalhão de Polícia Rodoviária em Salvador. Trabalhou na 2º CIPM -Barbalho, 40º CIPM - Nordeste de Amaralina e em 2014, com ajuda do Vereador Nelton de Várzea do Poço, conseguiu transferência para a área de cobertura da 91º CIPM - Capim Grosso. Em Junho de 2014, foi transferido para o 5º Pelotão (Serrolândia) da 91CIPM. No ano de 2017, foi selecionado pelos oficiais da unidade para realizar o curso de Instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da PM-BA.
 
       A cidade de Serrolândia foi selecionada, em 2017, pelo Major Luiz Henrique, para implantação do PROERD nas escolas da sede deste município. O curso teve início em março de 2018, sob o comando do Major Luiz Alan, como Coordenador Setorial do Proerd, o Tenente Nogueira e como instrutor dos alunos, o homenageado o Soldado Vilson.
 
      Atualmente, o Comandante da 91º CIPM é o Capitão Diógenes de Medeiros Rocha. Este oficial tem dado todo o suporte administrativo ao instrutor do PROERD para que o programa seja executado com total eficiência. As aulas estão sendo ministradas nas escolas do 5º ano (Denielmar, Eunice e João Bispo) e o 6º ano do COMAGS. Ao todo, estão sendo atendidos 334 alunos.
     
      O programa do PROERD, sob a instrução do homenageado, tem como obnjetivo desenvolver uma atividade social preventiva na luta ao combate ao uso de drogas. Este vício tem causado rupturas na estrutura social, particularmente a familiar. 
     O Programa apresenta as seguintes características:
É desenvolvido com alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental, portanto atende os anos críticos da adolescência.
Utiliza técnicas de ensino aprovadas e normalizadas, contando com lições planejadas e materiais estudantis detalhados.
Ensina a resistir às drogas através de métodos interativos (dramatização, discussão etc.)
Envolve a escola, pais e a comunidade.
Explica as leis contra as drogas
Ensina a resolução de conflitos sem recorrer à violência
Utiliza métodos que melhoram a auto-estima do adolescente.
     Assim, o instrutor do programa orienta as crianças e adolescentes sobre as questões das drogas e da violência. Com a aplicação do PROERD, a Polícia Militar busca, em menor tempo possível, contribuir efetivamente para a formação de nossos jovens, mais decididos em relação aos malefícios causados pelas drogas e, portanto, imunes à ação de usuários e traficantes. A  longo prazo, baseando-se em experiências internacionais, estima-se que nossos jovens e não apenas nossos policiais militares, serão multiplicadores de valores, noções de cidadania e técnicas que isolam o agente do crime.
        
        Sendo assim, o Poder Legislativo do município de Serrolândia, através desta Vereadora, representando os munícipes desta terra, vem de público, externar o nosso respeito e satisfação pelo desempenho da autoridade policial e de toda sua corporação, na execução do Programa PROERD, em nossa cidade.
 
        Diante de tais fatos, após a aprovação desta Casa de Leis, que se dê conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSOS, ao Soldado PM Vilson Ramos dos Santos Nogueira, a sua corporação, ao Prefeito Municipal de Serrolândia e ao Capitão PM Diógenes de Medeiros Rocha, Comandante Geral da 91ª CIPM – Companhia Independente de Polícia Militar.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 19/06/2018 - 08:39:18 por: Elton Abreu Araujo Sampaio - Alterado em: 19/06/2018 - 08:44:11 por: Elton Abreu Araujo Sampaio

Notícias

Comitê Nacional discute estratégias para Pacto Global pelo Clima e Energia
Comitê Nacional discute estratégias para Pacto Global pelo Clima e Energia

Por meio da conscientização, do planejamento e da troca de experiências, lideranças municipais esperam colaborar com organismos internacionais e o meio ambiente para amenizar os efeitos das mudanças climáticas. Nesta terça-feira, 6 de novembro, mais um encontro reforçou a importância de os Municípios de pequeno e médio porte participarem das decisões e adotarem boas práticas. A conclusão é do Comitê Consultivo Nacional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia...

Roda de Conhecimento traz a importância da Câmara de Vereadores para a sociedade
Roda de Conhecimento traz a importância da Câmara de Vereadores para a sociedade

Muitos sabem o papel do prefeito nas demandas municipais. O Município, além do prefeito, conta também com o trabalho dos vereadores. Você sabe qual a responsabilidade e o papel da Câmara Municipal de Vereadores no fomento de temas para a sociedade? Para esclarecer sobre este assunto, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) trouxe o tema para a Roda de Conhecimento. O técnico do projeto de vereadores da entidade, Kim Damasceno, reforçou que dentre todos os poderes que fazem...

“Os Municípios estão mergulhados em dificuldades financeiras”, afirma Aroldi sobre Minas
“Os Municípios estão mergulhados em dificuldades financeiras”, afirma Aroldi sobre Minas

As prefeituras mineiras estão em desespero. O governo estadual não tem repassado os recursos, principalmente, do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O presidente da Confederação Nacional (CNM), Glademir Aroldi, se compadece da situação caótica em que se encontram os governos municipais de Minas Gerais. “Não há...

Aviso - Sessão da Câmara será amanhã, quinta-feira
Aviso - Sessão da Câmara será amanhã, quinta-feira

Devido a agenda da UVEPI - União dos Vereadores do Piemonte da Diamantina, que realizará Sessão Ordinária com pautas importantes na próxima sexta feira na cidade de Capim Grosso, a Câmara de Vereadores de Serrolândia decidiu antecipar a sessão desta semana para a quinta-feira a partir das 09:00 horas.

CNM discute avanço de pautas municipalistas com ministro do Meio Ambiente
CNM discute avanço de pautas municipalistas com ministro do Meio Ambiente

A questão dos resíduos sólidos é uma das pautas prioritárias da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e garantir que os Municípios consigam cumprir com os prazos e as metas estabelecidas em lei tem sido uma luta da entidade. Nesta quarta-feira, 24 de outubro, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, acompanhado de técnicas da entidade levaram ao ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, as demandas dos Municípios. A Medida Provisória (MP) 844/2018, que altera o marco legal do...

Fortalecimento da mulher do campo pode representar aumento de 30% na produção
Fortalecimento da mulher do campo pode representar aumento de 30% na produção

Nesta segunda-feira, 15 de outubro, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres Rurais. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, com a proposta de elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher do campo. A ONU indica que, além de justiça social, o fortalecimento da mulher do campo pode representar um aumento de 30% na produção agrícola e garantir a segurança alimentar do planeta. A temática é tão sensível que 2018 foi considerado o Ano...

Movimento busca agenda com ministro Dias Toffoli para tratar de royalties
Movimento busca agenda com ministro Dias Toffoli para tratar de royalties

A troca da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida em setembro, trouxe mudanças no trâmite das ações em análise na Corte que impactam os Entes municipais. Para garantir que os pleitos sejam julgados pelos ministros com celeridade, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, esteve no gabinete do presidente Dias Toffoli na tarde desta quarta-feira, 3 de outubro. Ao juiz auxiliar da presidência Márcio Boscaro, o líder municipalista...

Abertas as inscrições de capacitações online para bibliotecários municipais
Abertas as inscrições de capacitações online para bibliotecários municipais

Bibliotecários municipais podem participar da quarta edição dos Cursos Iberbibliotecas. A capacitação vai ofertar 485 vagas por meio do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas), dirigido pela Secretaria-Geral Ibero-Americana e coordenado pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva a participação. A capacitação será realizada via internet. As oportunidades são...

Tropas federais irão apoiar cerca de 500 Municípios no 1º turno das eleições
Tropas federais irão apoiar cerca de 500 Municípios no 1º turno das eleições

No próximo domingo, 7 de outubro, eleitores irão às urnas para escolher seus representantes do legislativo e executivo estadual e federal. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de forças federais para 497 localidades de onze estados para assegurar o livre exercício do voto nesses Municípios. Ao todo, 28 mil militares atuarão nesta operação. A medida visa manter a normalidade, tranquilidade e segurança no dia das eleições, bem como garantir a apuração dos...