100%

H1N1: vereadores participam de reunião com Prefeito, Secretária de Saúde, Diretora do Hospital e Enfermeira

A Câmara de Vereadores de Serrolândia, convoca a Secretária de Saúde de Serrolândia/Ba, além do Prefeito Municipal, Diretora do Hospital e a Enfermeira responsável pela vigilância epidemiológica, na manhã desta quarta-feira, dia 18 de abril, na sede da Câmara, para discutir, orientar e esclarecer dúvidas em relação à Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína.

O momento é difícil, pois a gripe é grave e requer uma série de cuidados em termos de prevenção e tratamento. É preciso que fique bem claro que a situação preocupa, mas que todo ano é preciso ter cuidado com a gripe, pois é uma doença preocupante sempre.

Um dos pontos mais importantes que foram tratados durante a reunião diz respeito à necessidade de se permanecer em casa em caso de sintomas de gripe. Os adultos, ao terem febre alta, gemência, falta de ar, dor ao tossir, respiração acelerada e ainda apresentem cor pálida, ou seja, sintomas de gripe, devem ficar em repouso, em casa, por uma semana.

A procura pelo médico deve acontecer, segundo orientações da secretária, nos postos de saúde e em consultas, sendo que o hospital deve se procurado somente em casos de gravidade. Encher o hospital é um risco de maior de contaminação e ainda prejudica o atendimento de quem realmente precisa, comenta a diretora Marconina.

Medidas preventivas para a secretária de saúde, os locais de trabalho devem ser limpos com freqüência, com água e sabão ou mesmo álcool em gel, principalmente aqueles onde se recebe muitas pessoas. Os brinquedos devem ser selecionados e igualmente limpos, já que a criança tende a levar os mesmos à boca.

Lavar as mãos é um ato simples que deve ser repetido várias vezes ao dia, pois é um meio muito propício para a disseminação da doença. O vírus não entra pela pele, mas, a todo momento, levamos as mãos à boca, nariz e olhos, o que causa a contaminação.

Quando tossir, a orientação é usar um lenço descartável, esclarece que o uso de máscaras não é o mais ideal. A proteção que a máscara proporciona é de cerca de duas horas, já que a umidade faz com que ela perca sua função.

Evitar locais públicos fechados também é bastante recomendável, já que o vírus está circulando nos ambientes.

Precisamos estar preparados para orientar os pais e a comunidade em geral sobre os procedimentos a se adotar em caso de gripe, diz. Wilson de Jacó, presidente da Câmara.
Protocolos desta Publicação:Criado em: 18/04/2018 - 10:54:46 por: Elton Abreu Araujo Sampaio - Alterado em: 18/04/2018 - 10:54:46 por: Elton Abreu Araujo Sampaio

Notícias

Comissão Nacional para ODS recebe reforço municipalista
Comissão Nacional para ODS recebe reforço municipalista

A prefeita de Monteiro Lobato (SP), Daniela de Cássia, se juntou com o prefeito de Afogados da Ingazeira (PE), José Patriota, como representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM) na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Cnods). Os municipalistas participam das reuniões e discussões com o objetivo de construir as ações brasileiras para a Agenda 2030, atuando em defesa dos interesses dos Municípios. Também articularam, com os membros da...

CNM esclarece gestores municipais sobre descredenciamento de equipes de Saúde
CNM esclarece gestores municipais sobre descredenciamento de equipes de Saúde

Vários Municípios têm procurado a Confederação Nacional de Municípios (CNM) para relatar preocupação desde a publicação da Portaria 1.717/2018. A normativa descredencia Equipes de Saúde da Família (ESF) por não cumprimento de prazo estabelecido na Política Nacional de Atenção Básica.  Antes da mudança feita pela Portaria 2436/2017 - Política Nacional de Atenção Básica -, o gestor municipal que tivesse a intenção de implantar novas equipes solicitava o credenciamento...