100%

Comissão da Câmara aprova projeto que prorroga prazo para inscrição de imóvel rural no CAR

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira, 23 de agosto, proposição que prorroga prazo para inscrição de imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Trata-se do Projeto de Lei (PL) 4.550/2016, que é visto com bons olhos pelo movimento municipalista. A matéria segue, agora, para Comissão de Constituição e Justica da Casa.

Na justificativa do projeto destaca-se que, no âmbito do Novo Código Florestal, o CAR tornou possível catalogar todos os imóveis rurais brasileiros para fins de planejamento de políticas públicas. No entanto, o prazo para registro das propriedades no cadastro já expirou.

O projeto, assim, estabelece que a inscrição no CAR será obrigatória para todas as propriedades e posses rurais. Além disso, ela deve ser requerida até 5 de maio de 2018, sendo prorrogável por ato do Poder Executivo.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é favorável à proposta, tendo em vista que considera importante o cadastro ambiental rural, por ser uma ferramenta que possibilita uma melhor gestão e planejamento do desenvolvimento rural.

Problemas no cadastro
A entidade julga a ampliação do prazo para cadastro como necessária, uma vez que vários Estados disponibilizaram recentemente o sistema de registro dos imóveis e ainda persistem falhas, o que dificulta o registro por parte dos produtores rurais.

Além disso, o grande número de imóveis familiares e a falta de apoio técnico do Ministério do Meio Ambiente dificultam a conclusão do registro dos imóveis, de acordo com o Boletim Informativo do Serviço Florestal Brasileiro de janeiro de 2017.

A Confederação lembra que as regiões Nordeste, Centro?Oeste e Sul ainda possuem áreas não cadastradas. A região nordeste é onde os produtores apresentam maior dificuldade, o que resulta em apenas 74% dos imóveis cadastrados.


Fonte: Portal CNM - Confederação Nacional de Municípios

Notícias

Vereadores e Servidores participam de Ato Cívico em frente à Câmara Municipal
Vereadores e Servidores participam de Ato Cívico em frente à Câmara Municipal

Ato cívico, comemorando o dia da Independência do Brasil, buscando assim resgatar o sentimento de patriotismo esquecido, os vereadores e servidores do Legislativo juntamente com a Polícia Militar de Serrolândia, realizaram o hasteamento das bandeiras no Mastro em frente à Câmara Municipal e cantaram juntos o Hino Nacional Brasileiro.

Bate-papo com a CNM: saiba como participar do Prêmio MuniCiência para Municípios Inovadores
Bate-papo com a CNM: saiba como participar do Prêmio MuniCiência para Municípios Inovadores

Em virtude do feriado de 7 de setembro, o Bate-papo com a CNM desta semana foi antecipado para quarta-feira, 6 de setembro. Na pauta, o Projeto MuniCiência que está com as inscrições abertas para o prêmio que vai destacar os Municípios Inovadores. O tema será abordado pela consultora da CNM Denise Messias com mediação do também consultor Maurício Zanin. A transmissão ao vivo se inicia às 10h, na página da CNM no facebook. Para participar, basta acessar o canal no...

Audiência Pública debate consumo de drogas em Sossego/PB
Audiência Pública debate consumo de drogas em Sossego/PB

Município integrante do Projeto Reinserir, Sossego (PB) promoveu na sexta-feira, 1º de setembro um a Audiência Pública sobre consumo de drogas. A atividade reuniu vereadores, secretários e representantes da Saúde, Educação, Assistência Social e Associação de Moradores, no Plenário da Câmara Municipal. Prevista no plano de ação elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) do Município, a Audiência Pública reavivou os dados do Diagnóstico de usuários de drogas em Sossego e...

Bate-papo com a CNM fala sobre Lei Municipal do IPTU
Bate-papo com a CNM fala sobre Lei Municipal do IPTU

O Bate-papo com a CNM desta sexta-feira, 25 de agosto, vai falar sobre a Lei Municipal do IPTU. O tema será abordado pela técnica da área de finanças da Confederação Thalyta Alves, com apresentação do consultor da CNM Maurício Zanin. A transmissão ao vivo se inicia às 10h, na página da CNM no facebook. Para participar, basta acessar o canal no dia e horário marcados. Perguntas podem ser enviadas antecipadamente para redemunicipalista@cnm.org.br ou durante a transmissão...

Comissão da Câmara aprova projeto que prorroga prazo para inscrição de imóvel rural no CAR
Comissão da Câmara aprova projeto que prorroga prazo para inscrição de imóvel rural no CAR

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou nesta quarta-feira, 23 de agosto, proposição que prorroga prazo para inscrição de imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Trata-se do Projeto de Lei (PL) 4.550/2016, que é visto com bons olhos pelo movimento municipalista. A matéria segue, agora, para Comissão de Constituição e Justica da Casa. Na justificativa do projeto destaca-se que, no âmbito do Novo Código Florestal, o CAR tornou possível catalogar...

Homenagem
Homenagem

Jaime Martins Mota, mais conhecido como Teté, nasceu em 08/08/1947, na cidade de Riachão do Jacuípe-Ba, filho de Davi Pacheco Mota e Maria do Céu Martins Mota, tinha 7 irmãos.